ESCLARECENDO BOATOS E MITOS

Veja abaixo os boatos e mitos mais frequentes

. Sobre o hábito de adicionar limão à Coca-Cola

    Circula na Internet um boato sobre Coca-Cola e outros refrigerantes misturados com limão. A Cia. esclarece que:

    A Coca-Cola se encontra no mercado há 116 anos com total comprometimento com um fator que ela sempre priorizou para seus consumidores - a qualidade;

    A utilização de frutas cítricas, como o limão e a laranja em conjunto com bebidas refrigerantes é uma prática universal, segura, saudável e agradável de o consumidor dar seu toque pessoal à sua bebida preferida.

    Como a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) é citada no boato, ela se pronunciou em resposta aos consumidores que a procuraram informando que não havia motivo para preocupação. Segundo a UNICAMP a notícia que circula na Internet é um trote e sua disseminação só fez aumentar o tráfego na rede.

    A UNICAMP, também, esclarece que o médico citado na referida mensagem, Dr. Rui Campanella não faz parte de seu cadastro de funcionários, bem como não existe em sua estrutura o citado "Departamento de Pesquisas Biológicas". Conclui, a UNICAMP, tratar-se de uso indevido do seu nome e de seu prestígio."

. Apresentação da Petrobras diz que refrigerantes fazem mal à saúde

    Em referência a uma apresentação de setor da Petrobras que associa refrigerantes a vários problemas de saúde, a empresa pronunciou-se através de e-mail enviado à Coca-Cola Brasil: 

    "Em atenção a sua manifestação sobre material veiculado na internet supostamente depreciativo à imagem da Coca-Cola e assinado por um setor da companhia, vimos prestar os seguintes esclarecimentos:

    A Petrobras lamenta profundamente que esse material, dirigido a seus empregados, tenha saído dos limites da companhia e sido utilizado fora do contexto para o qual foi produzido;

    O referido material procurava reforçar uma campanha em curso na companhia visando a incentivar a adoção de alimentação saudável como forma de prevenir diversos tipos de doenças;

    A Petrobras reconhece, contudo, que, apesar de seus bons propósitos, o material não tratava da questão de forma apropriada, o que a levou a reformulá-lo.

    Estamos a disposição para esclarecimentos adicionais.

    Atenciosamente, Eduardo Felberg Gerente de Imagem Corporativa e Marcas".

. Consumo de refrigerantes e a formação de cálculos renais.

    Refrigerantes não causam cálculos renais ou pedras nos rins. Ao contrário, a ingestão insuficiente de água é um dos fatores mais importantes na formação de cálculos renais. Os refrigerantes fornecem uma agradável e refrescante fonte de água e assim encorajam as pessoas a ingerir os líquidos necessários no dia-a-dia.