A The Coca-Cola Company deseja assegurar ao consumidor a qualidade de seus produtos e a segurança no seu manuseio e conservação. Por isso, apresentamos algumas recomendações básicas sobre a melhor forma de manusear com segurança os nossos produtos e conservar sua qualidade. E isso vale não só para a armazenagem do produto como também na hora de adquiri-lo. O consumidor deve sempre exigir o melhor tratamento para os produtos que compra.
Segurança no manuseio
- As embalagens de vidro de qualquer produto alimentício, inclusive sucos e refrigerantes, não devem ser manipuladas por crianças. É importante evitar, também, que crianças pequenas manuseiem latas, pois as embalagens metálicas, se manipuladas indevidamente, podem provocar cortes. As bebidas devem ser oferecidas em copos plásticos ou de papel, para evitar incidentes.
- Produtos gaseificados, quando tampados, não devem ser agitados ou armazenados e manuseados perto de fontes de calor. Portanto, evite colocá-las próximo a fontes de calor - fogão, fornos, chapas de aquecimento ou locais sob sol intenso.
- Quedas acidentais ou impactos - mesmo de garrafas plásticas e latas - podem afetar a integridade do produto. A tampa plástica corre o risco de ser danificada, perdendo sua capacidade de vedação - com conseqüente perda de gás e prováveis alterações no sabor e na aparência da bebida. No caso das latas, a camada interna do verniz, que impede o contato da bebida com a superfície metálica, pode sofrer danos que vão alterar a qualidade e a conservação do produto. As embalagens assépticas (tipo longa vida), quando amassadas ou submetidas a impactos, podem sofrer vazamentos ou alteração do produto.
Conservação: preservando a qualidade
- Os produtos da Coca-Cola Brasil não devem ser congelados, pois a embalagem pode se romper com a expansão do líquido no congelamento, provocando vazamentos, perda do teor de gás ou alterações no sabor e na aparência da bebida ao ser descongelada.
- Todos os produtos da Coca-Cola Brasil devem ser armazenados à sombra, protegidos da incidência direta do sol ou de temperaturas extremas. O calor e a luz solar afetam a qualidade do produto, acelerando a perda de gás nas embalagens plásticas, podendo ocorrer, também, alterações do sabor e da aparência.
- Produtos alimentícios em embalagens plásticas devem ser mantidos longe de substâncias voláteis ou que exalem cheiros fortes, como produtos de higiene pessoal (sabonetes, xampus, perfumes), limpeza (detergentes, água sanitária, sabão em pó, desinfetantes) ou solventes e combustíveis (querosene, gasolina, álcool). O odor pode impregnar a superfície do plástico e alterar o sabor dos produtos.
- Nossos produtos não devem ser armazenados diretamente sobre o piso: guarde-os em prateleiras, racks, armários ou estantes. A lavagem do piso e o uso freqüente de produtos de limpeza nessas superfícies podem afetar as embalagens ou alterar o sabor dos produtos.
- As latas são embalagens sensíveis, que devem ser manuseadas com cuidado: não jogue ou arremesse latas ou caixas com esses produtos.
- Ao observar um vazamento em alguma lata, em uma caixa, separe o produto para evitar danos às demais embalagens.
- Fique atento à data de validade de todos os produtos alimentícios. Os produtos com data vencida não devem ser consumidos. A validade está impressa na embalagem do produto.
Prazo de Validade
A informação sobre o prazo de validade está presente em todas as nossas embalagens. Nenhum produto deve ser consumido após a data especificada.