Tipos de embalagem
Na indústria de bebidas, as embalagens são geralmente classificadas em dois tipos: retornáveis ou descartáveis. No Brasil, as embalagens descartáveis mais utilizadas são: latas de alumínio, latas de aço, garrafas plásticas de PET, garrafas de vidro e, mais recentemente, embalagens assépticas (caixas de papel com múltiplas camadas, tipo longa vida), específicas para bebidas não gaseificadas.
As embalagens retornáveis são as garrafas clássicas de vidro, em diferentes tamanhos, e as garrafas plásticas retornáveis, denominadas REFPET. Ambas são devolvidas pelos consumidores aos pontos de compra, retornando às nossas linhas de produção, onde são limpas e higienizadas antes de receberem novamente o produto.
Uma embalagem para cada ocasião de consumo
A The Coca-Cola Company deseja que o consumidor desfrute sempre de seus produtos com o mesmo padrão de qualidade e sabor. Por isso mesmo, possui embalagens apropriadas para as mais diversas ocasiões de consumo. Essas embalagens são projetadas para garantir não só maior segurança e facilidade de manuseio como também o sabor e a refrescância inigualáveis que os nossos produtos devem proporcionar.
Os produtos da Coca-Cola Brasil são apresentados em diferentes embalagens:
- Garrafas plásticas - A leveza e a facilidade no transporte e no manuseio fazem dessas embalagens as preferidas para o uso familiar, além de serem apresentadas em distintos tamanhos.
- Latas de alumínio ou aço - Leves, práticas e inquebráveis, gelam com mais rapidez, sendo as embalagens mais convenientes para o consumo individual em várias situações - em casa, no trabalho, no lazer e locais públicos. Além disso, a sua reciclagem é altamente difundida e estimulada, contribuindo para a proteção do meio ambiente.
- Garrafas de vidro - Essas embalagens preservam por mais tempo o teor de gás e a qualidade da bebida, mantendo seu sabor e refrescância, além de terem um preço mais atrativo para o consumidor. São as embalagens preferidas do público adulto para consumo individual - em bares e restaurantes-, por serem consideradas mais tradicionais e terem forte apelo nostálgico.
- Post-Mix (máquinas dispensadoras) - São as conhecidas máquinas de refrigerantes, em que a bebida é servida em copos, utilizadas em bares, lanchonetes e em grandes eventos (shows, exposições, feiras), ginásios esportivos, estádios de futebol, praças de alimentação de shopping centers etc.
A sensação de refrescância
Um aspecto fundamental no desenvolvimento de cada uma dessas embalagens é assegurar a sensação de refrescância que as bebidas gaseificadas dão ao consumidor. Mas isso depende também do tempo decorrido entre o momento em que a embalagem foi aberta e o seu consumo - quanto maior esse tempo, maior a perda do teor de gás e, portanto, dessa sensação única. Por isso é importante que o consumidor opte por uma embalagem de acordo com a sua previsão de consumo - imediato ou futuro.
Nas ocasiões de consumo imediato - bares, restaurantes e lanchonetes, por exemplo -, as embalagens mais adequadas são as de menor tamanho (latas, embalagens de vidro até 500ml e PET menores que 1 litro) ou as máquinas post-mix, que vão proporcionar a refrescância ideal para almoços, lanches, intervalos no trabalho ou na escola, durante a prática de atividades esportivas ou de lazer etc. Nesses locais, as embalagens comercializadas são refrigeradas, prontas para o consumo. E muitas vezes são expostas em equipamentos exclusivos da Coca-Cola Brasil - freezers, máquinas post-mix ou de venda automática, as vending machines.
Nas ocasiões de consumo futuro, os produtos são adquiridos, refrigerados ou na temperatura ambiente, em supermercados, mercearias, lojas de conveniência e outros pontos de venda para serem desfrutados em casa, festas ou reuniões. Para essas ocasiões, é importante avaliar qual a embalagem mais adequada, dependendo de cada situação. Se for uma família ou grupo pequenos, que vão consumir quantidades reduzidas do produto, em momentos distintos, a preferência deve recair sobre embalagens menores - latas ou garrafas plásticas menores que 1 litro -, que podem ser adquiridas em pacotes com embalagens múltiplas (de 6, 12 ou 24 unidades). Já as embalagens maiores são mais econômicas e foram desenvolvidas especialmente para ocasiões de grande consumo e para várias pessoas - sempre para uma única ocasião. Depois de abertos, os produtos devem ser consumidos no menor tempo possível, pois, caso contrário, perderão o gás.
Enfim, é sempre bom considerar o tamanho e o tipo de embalagem mais adequado para que, em qualquer ocasião, o consumidor possa sentir sempre o sabor, a refrescância e o prazer proporcionados pelos produtos da Coca-Cola Brasil.